quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SÍNDICOS PROFISSIONAIS

O exercício do cargo de síndico exige que o seu titular possua determinadas habilidades e conhecimentos indispensáveis a uma boa e eficiente administração, entre as quais é possível destacar:

- senso de planejamento e orientação à execução de tarefas;
- administração de recursos materiais e financeiros;
- gerenciamento de pessoas e facilidade de relacionamento;
- facilidade de comunicação verbal e escrita;
- conhecimento da legislação trabalhista, cível e práticas contábeis;
- familiaridade com as máquinas e equipamentos que garantem o pleno funcionamento do condomínio, como elevadores, motores elétricos, grupos geradores, e outros;
- domínio da Informática;
- organização.

Além disso o síndico profissional precisa ter próximo a si pessoas e empresas que possam atender e solucionar emergências nos diversos setores da administração condominial, quando estas vierem a ocorrer. Um cadastro formado ao longo de vários anos pode ser de grande utilidade...

Independentemente do porte ou tipo (residencial, comercial, apart-hotel), o condomínio deve ser administrado de forma profissional, como se fosse uma empresa. Na verdade, os condomínios hoje estão, de acordo com a atual legislação tributária, muito próximos às empresas, tendo em vista a obrigatoriedade de manter registro regular no CNPJ, contribuir para o INSS, FGTS, PIS e mais recentemente para o [ COFINS ].

A responsabilidade do síndico é incontestável e aumentou sensivelmente nos últimos anos, haja vista que este, na qualidade de mandatário do condomínio, em determinadas situações, poderá até vir a ser intimado pela autoridade policial para prestar esclarecimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário